tea for two - organizar baby shower gémos

O Baby Shower. A primeira festa XXS. Dos preparativos ao convívio, Tânia Antunes partilha connosco os momentos que fizeram desta festa uma celebração tão especial.

 

 

Tea for Two


[por Tânia Antunes]

 

2018 não poderia ter começado da melhor forma para nós. Ainda as 12 badaladas acabavam de dar as boas vindas ao novo ano e 48 horas depois tivemos a notícia que tanto esperávamos “vamos ser pais”!

Sentimo-nos o casal mais feliz do mundo mas longe de imaginarmos que afinal a felicidade que sentíamos ia ser a dobrar!

A notícia não tardou em chegar e entre lágrimas e estonteamento só conseguíamos dizer “são dois!”. O sentimento de felicidade absoluta rapidamente se sobrepôs ao medo e sentimo-nos um casal tão abençoado… vamos ser pais da Vitória e do Vicente e já os amamos mais do que tudo.

Como gravidez tão desejada que foi, desde cedo comecei a idealizar o baby shower dos gémeos, apenas aguardava saber o sexo para passar ao planeamento.

Sou apaixonada por festas no geral mas as infantis têm uma magia especial sendo uma área que comecei a explorar há cerca de dois anos e que, devagarinho, foi ganhando vida, a Azul Suspiro. Depois de organizar uns tantos baby showers este era o Nosso!

Como gravidez tão desejada que foi, desde cedo comecei a idealizar o baby shower dos gémeos, apenas aguardava saber o sexo para passar ao planeamento.

O facto de ter uma gravidez de risco e de, por isso, ter alguns cuidados redobrados, fez-me planear esta festa dentro das minhas capacidades e limitações, programando-a mais cedo do que a grande maioria dos futuros papás. Dado que os babies nascerão no pico do Verão e tendo em conta que se trata da época de férias, junho foi o mês definido para a realização do baby shower.

Desde que percebemos que a gravidez ia atravessar o Verão que definimos que o baby shower realizar-se-ia no exterior, num jardim algures em Lisboa, em forma de picnic, num ambiente descontraído entre minis e macarrons. Um dos critérios definidos seria a proximidade da nossa casa tendo em conta essencialmente três aspetos: o transporte de todos os materiais necessários e catering, bem como o tempo de montagem, tendo sempre como prioridade máxima a devida conservação dos alimentos. Limitando desta forma a busca ocorreu-nos de imediato o Parque José Gomes Ferreira em Alvalade, o qual fomos visitar com a devida antecedência por forma a avaliarmos a limpeza do espaço, organização das mesas, luz natural e acessos. Tínhamos acabado de encontrar o local ideal!

 


  • Os convidados

Felizmente somos um casal rodeado de muitos amigos e tendo em conta que este é um momento dos dois não me fazia sentido, principalmente a mim, organizar uma festa apenas para as meninas. Queríamos partilhar com todos o início da mais bela viagem! Contudo, apesar de termos ponderado convidar a família, acabámos por excluir essa ideia e limitar os convidados à malta mais jovem, apenas pelo fato do número de convidados aumentar consideravelmente caso decidíssemos também convidar familiares. Criámos, por isso, um evento no Facebook, intitulado de Tea for Two, convidando cerca de 35 amigos para o Baby Shower dos Gémeos a realizar dia 2 de Junho.

 

  • A escolha do tema

Quando penso em baby shower transporto-me inevitavelmente para um ambiente singelo, de pureza, com tons suaves e flores brancas! Mas como aliar isso a um picnic? Esse era o grande desafio mas que acredito que o tenha superado! Optei assim por fugir aos tradicionais tons de rosa e azul substituindo-os por branco, creme, verde menta e rosa gold, assumindo uma mistura de tons e texturas. A loja Planeta dos Bolos, que mais parece a galáxia das festas, tem uma linha baby shower com pratos, copos, talheres e balões lindos de cor verde menta e branco e que se adaptam a festas quer de meninos quer de meninas.

Copos, pratos e guardanapos Planeta dos Bolos

 

  • Detalhes decorativos, mesas e catering

Tendo em conta o número de convidados, cerca de 35 adultos e 15 crianças, uma mesa não seria suficiente pelo que, com toda a sorte do mundo, conseguimos que as duas mesas mais próximas uma da outra, estivessem, naquele dia, disponíveis! Uma seria a mesa principal e outra a dos salgados, bebidas e sobremesas.

 

Moldura com nomes, cake stands, base de madeira e cesto Azul Suspiro

Sweet Table

Este conceito, utilizado atualmente na maioria das festas quer de crianças quer de adultos, consiste em criar numa mesa um determinado cenário ou tema interligando elementos decorativos e uma panóplia de doces. A mesa principal continha como elementos decorativos:

– Moldura com o nome dos bebés

– Balões brancos Hello World 

– Astroménias brancas

– Pratos, copos, guardanapos, palhinhas

Cake stands, bases de madeira e cestos picnic

 

 

Bolo Principal Azul Suspiro

Em termos de doces:

– Bolo Principal, de limão com recheio de lemon curd

– Cake pops

– Cup Cakes

– Bolachinhas

– Bolo de Chocolate

– Brigadeiros de chocolate em begónias

– Macarroons

– Pana Cotta de Frutos Vermelhos e Mousse de chocolate

Bolo Principal, Cake Pops, Cup Cakes, Bolachinhas, Bolo de chocolate, Brigadeiros de chocolate, Pana Cotta e Mousse Azul Suspiro; Macarrons Valorfúchsia

2ª Mesa – Salgados, Bebidas e Sobremesas

A segunda mesa foi utilizada essencialmente para os salgados, enchidos, sobremesas e bebidas, e situava-se mesmo em frente à mesa principal permitindo aos convidados deslocarem-se facilmente entre uma e outra. No que respeita à decoração desta mesa procuramos que tivesse tudo o que um picnic exige, utilizando como decoração com tons e texturas próprios da natureza procurando manter um ambiente campestre. Foram por isso utilizados talheres de madeira, pratos e copos de papel, toalha de xadrez, cestos de verga, tábuas de madeira, dispensadores de bebidas e  flores secas.

 

Talheres Aliexpress, pratos e copos de papel Planeta dos Bolos, toalha de xadrez Kasa, cestos de verga, tábuas de madeira e dispensadores de bebidas Azul Suspiro e  flores secas Florista Fernanda, Mercado de Arroios.

 

Dispensadores Azul Suspiro

Quanto ao Catering maioritariamente foi homemade, à exceção dos salgados que foram encomendados à Pastelaria Versailles, optando pelo seguinte:

Sandwich de presunto e de atum

– Pães de leite de queijo/fiambre;

– Tábua de queijos e enchidos- Salgados variados

– Quiche de cogumelos

– Frutas variadas

– Gelatina de Morango, Pana Cotta de Frutos Vermelhos, Mousse de Chocolate

– Bolo de Chocolate

– Bebidas: limonada, groselha, sumos de fruta, cervejas e águas

 

  • Dos presentes às lembranças

Quem nos conhece sabe o quão importante foi esta festa para nós por marcar o início da mais bela viagem e por termos ao nosso lado aqueles que fazem parte da nossa história! No fundo é apenas o começo de um novo capítulo o qual fazemos questão de continuar a vivê-lo junto dos amigos. Excluímos desde sempre a possibilidade de criarmos lista de nascimento, muito embora muitos deles, perguntassem pela sua existência. Sabemos que a vinda de dois filhos acarreta um grande investimento mas essa é uma responsabilidade que nos cabe apenas a nós.

Ainda assim todos os convidados ofereceram presentes aos Babies e que presentes! Se o carro foi para o parque completamente lotado, para casa viemos igualmente carregados. Não se pouparam nos presentes! Desde uma quantidade infindável de produtos da uriage, klorane e chico a fraldas, prende chuchas, fraldas de pano, peluches, mala de maternidade, cheques presente, roupinhas, álbuns de fotografias, decoração, etc. Uma loucura! Não podíamos estar mais agradecidos!

Encontrar uma lembrança para amigos, amigas e crianças não é tarefa fácil pelo que bolachinhas decoradas todos gostam! E assim foi, uns dias antes do evento, iniciei a tarefa com a execução das bolachas e por fim a decoração das mesmas com os nomes Vitória e Vicente. Os pacotes são de papel craft selados com um verdadeiro Thank You.

Bolachinhas homemade

Pacotes de papel craft selados com um verdadeiro Thank You

 

  • O convívio

Como grande parte dos casais amigos já são pais pedi a alguns que trouxessem brinquedos e jogos de forma a ocupar os mais novos. Os maiores quando viram uma bola nem pensaram duas vezes. Os mais pequeninos tinham uma manta de fitas onde junto dos pais podiam interagir e brincar uns com os outros. Quanto aos adultos a maior parte já se conhece pelo que não foi necessário preocupar-me com algum jogo ou dinâmica de forma a apresentá-los. Como o meu marido disse “estávamos em casa”. Passamos três maravilhosas horas entre conversas, fotografias e brincadeira num ambiente descontraído e de festa.

Foi uma tarde muito especial para os dois por podermos partilhar um dos momentos mais felizes das nossas vidas. Entre piadas, petiscos, festas na barriga e fotografias podemos constatar mais uma vez que somos muito abençoados e que a nossa vida é muito mais feliz rodeada de amizade, amor e alegria. Por outro lado reconforta-nos saber que a Vitória e o Vicente terão os melhores Tios e que amor e brincadeira nunca lhes faltará! Foi uma semana cansativa mas valeu cada segundo de esforço porque quando se põe amor no que se faz o resultado não poderá ser melhor!

Um especial agradecimento ao maridão que com muita paciência e amor me ajudou na concretização deste dia. Foi o começo de muitas outras que estão por vir!