evitar infeção respiratória

António Silva Filipe | Post #3
Médico Pediatra

 

Nestes meses frios de inverno as infeções respiratórias são muito frequentes e causadoras de grandes preocupações, nomeadamente ao afetarem as crianças mais pequenas; devemos, por isso, tomar medidas mais cautelosas para evitar o contágio deste tipo de infeção.

Se os pais tiverem uma infeção respiratória devem usar máscara a cobrir o nariz e a boca; as mãos devem ser sempre muito bem lavadas com água e sabão e com alguma frequência. Enquanto estiverem doentes, devem ainda evitar beijar as crianças.

Os irmãos são muitas vezes a fonte de infeção; se forem irmãos mais velhos, ao chegarem da escola, devem também lavar bem as mãos e a cara antes de contactarem com os irmãos mais novos. Deveriam ainda mudar de roupa ao chegar a casa. Se estiverem doentes deve-lhes ser explicado que não devem estar demasiado próximos dos irmão mais novos para evitar o contágio.

Aos avós e restante família deve ser dito que não podem fazer visitas se estiverem com sintomas de qualquer tipo de infeção respiratória.

Na minha opinião, estas são as medidas mais simples de implementar durante os meses de inverno, mas bastante eficazes para evitar as epidemias de gripe.

 

Foto de: Jenna Norman